top of page

CONVOCATÓRIA

Os Clássicos e o Teatro
Tão antigos e sempre novos ...

O grupo CLASTEA (Teatro Clássico) propõe-se prosseguir, já neste ano de 2022, com o VI encontro de especialistas interessados em temas de Teatro Greco-Latino e sua Receção. Esperamos, à semelhança do que tem acontecido nas realizações anteriores, poder contar com a participação de colegas provindos de áreas variadas – Estudos Clássicos, Estudos Literários em geral, Estudos Teatrais, Filosofia ... – e de diferentes países. Esta é uma multiplicidade que sempre enriqueceu os sucessivos programas dos CLASTEA.

                           

            Não sugerimos qualquer temário restritivo, a única limitação da nossa proposta é que se trate de Teatro, teórico ou prático, com base na tradição greco-latina.

Voltar à análise dos velhos textos será sempre ir à procura de novidade na tradição. Porque se o corpus disponível é, em boa parte, o mesmo, a leitura que cada nova etapa na vida da Humanidade faz dele será sempre inédita e atualizada. Vivemos neste momento, em todo o planeta, uma crise que nos colheu de surpresa, uma pandemia, a que veio agora somar-se um tremendo conflito bélico e político. Uma ameaça diária paira sobre o que poderíamos chamar “a nossa normalidade”. Será que seremos “os mesmos” no final destas crises, que aliás ainda se não vislumbra? Será que continuaremos a olhar a vida da mesma forma que o fazíamos antes? Será que a nossa leitura dos Clássicos, um paradigma da experiência humana, não irá confrontar-se com algumas surpresas?

            Além dos textos antigos, muitos outros, ao longo dos séculos, reinterpretaram, reescreveram, reformularam o património teatral legado pela Antiguidade. Também eles nos merecem uma atenção permanente. Sobretudo temos a consciência de que não se esgotam, estão em permanente processo de renovação, exigem a nossa atenção e empenho hermenêutico. Neste momento em que lemos estas linhas, que contêm um desafio aos nossos interesses comuns, alguém estará a colocar um ponto final em mais alguma Antígona, Medeia, Penélope, Clitemnestra ...

 

            É nesse sentido que nos dirigimos a todos os que se quiserem associar a mais esta etapa na já longa vida dos CLASTEA. Enviem-nos as vossas propostas – título e um breve sumário – até dia 17 de abril 2022 (línguas do congresso: português, espanhol, francês, italiano, inglês). Contaremos, na organização deste processo, com uma Comissão Científica constituída pelos seguintes académicos, que são também membros fiéis e permanentes desta organização:

​

Aldo Pricco (Univ. Rosario, Argentina)

Andrés Pociña Pérez (Univ. Granada, Espanha)

Aurora López López (Univ. Granada, Espanha)

Carlos Morais (Univ. Aveiro, Portugal)

Maria Fernanda Brasete (Univ. Aveiro, Portugal)

Maria Teresa Amado Rodríguez (Univ. Santiago de Compostela, Espanha)

Rómulo Pianacci (Univ. Mar del Plata, Argentina)

Stéphanie Urdician (Univ. Blaise Pascal, Clermont-Ferrand, França)

Formato Híbrido

As propostas devem ser remetidas para os seguintes endereços:
-Maria de Fátima Silva (fanp13@gmail.com)
 
-Rui Tavares de Faria (rui.mv.faria@uac.pt)
 
-Susana Marques Pereira (smp@fl.uc.pt)

Contamos desde já, para esta organização, com o patrocínio das seguintes entidades:
           
            -Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra           
            -Auditório Municipal do Centro de Estudos Natália Correia

            -Associação Portuguesa de Estudos Clássicos
            -Centro de Línguas, Literatura e Culturas, Universidade de Aveiro

            -Junta de Freguesia da Fajã de Baixo
            -Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada
            -Grupo Anjos

bottom of page